terça-feira, 17 de julho de 2012

DMAA - O Vilão da Saúde!

O assunto que vem tomando conta da televisão, internet, redes sociais e afins é a proibição no país, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de uma substância encontrada em produtos vendidos de forma ilegal como suplementos alimentares, o DMAA.

O DMAA (dimethylamylamine), utilizado como emagrecedor, pode ser encontrado, por exemplo, no: Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black.

Essa substância química, equivalente à anfetamina, pode causar sérios danos à saúde, como: efeitos tóxicos no fígado, disfunção metabólica, danos cardiovasculares, como aumento da Pressão Arterial e da Frequência Cardíaca e Alterações do Sistema Nervoso (ataques de pânico e crises compulsivas), insuficiência renal, além de poder levar à morte.


Conforme relatos de usuários do DMAA, eles começaram a sentir o coração acelerar muito rapidamente e optaram por parar, por conta própria, de tomá-lo.

Segundo os médicos, o aceleramento dos batimentos cardíacos é um dos efeitos colaterais de certos produtos ingeridos por praticantes de exercício físico.
Entretanto, mesmo sendo proibida sua comercialização no Brasil e de comprar fora do país, ainda é fácil de encontrar na internet sua venda. 
Segundo o médico Nebil Ghorayeb, mesmo esse produto sendo rotulado como suplemento suplementar, a verdade é que não são. “Ele não é suplemento, ele é um estimulante energético que pode provocar problemas graves no coração e no cérebro. Então tem que tomar cuidado porque até anabolizante foi chamado de suplemento”, afirmou o médico do esporte do Hospital do Coração Nabil Ghorayeb.

Lembre-se: Os Suplementos Alimentares são importantes na reposição de nutrientes quando a alimentação não é capaz de supri-los e esses podem ser utilizados, porém, sempre com orientação de Nutricionista; afinal, vários desses nutrientes podem colaborar para cada objetivo, mas quando em excesso, podem trazer vários riscos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário