terça-feira, 3 de julho de 2012

Saiba mais sobre as Oleaginosas


As oleaginosas muitas vezes são eliminadas das refeições das pessoas pelo fato de serem tachadas de “gordurosas e engordativas”, porém, a realidade não é bem essa…

Realmente esse grupo de alimentos que inclui amendoim, amêndoas, castanhas, pistache, nozes, macadâmia, avelã, etc. são ricos em calorias vindas de gordura, porém, o grande diferencial delas é a qualidade da gordura presente e a quantidade a ser ingerida diariamente.
Primeiramente, a melhor forma de consumo das oleaginosas é na forma crua ou torrada. Evite comprar nos supermercados amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce, etc., quanto mais natural melhor. Lugares interessantes para a compra desses itens são lojas de produtos naturais e mercadões, pois assim, você pode comprar à granel e garante sua qualidade e poucos processos de industrialização.
Conheça os benefícios das Oleaginosas: 
1º: Gorduras boas: as oleaginosas são ricas principalmente em gorduras mono e poli-insaturadas, ou seja, gorduras que dificilmente se acumulam como gorduras localizadas desde que consumidas com moderação. As gorduras insaturadas são responsáveis pela fabricação saudável de hormônios, pela hidratação interna de pele e cabelos, lubrificação de mucosas do organismo e isolamento contra o frio. Além de tudo, um adequado consumo de gorduras boas, mantém um bom funcionamento intestinal;

2º: Vitamina E: Importante vitamina antioxidante, além da potente função antioxidante, a vitamina E previne problemas cardíacos, melhora habilidade atlética, faz manutenção da massa muscular, protege neurônios e células, previne envelhecimento de pele, combate fadiga/estresse e reduz colesterol e a pressão alta;
3º Zinco e Magnésio: O zinco tem importante função antioxidante e no crescimento muscular. Ele é perdido pelo suor, então, pessoas ativas devem ter um excelente consumo deste mineral. Além disso, o zinco também ajuda na remoção de gás carbônico do sangue, produção de testosterona e proteínas musculares (por isso ajuda no ganho de força e massa muscular). A deficiência causa perda de apetite, dificuldade na cicatrização, manchas brancas nas unhas, queda de cabelo e problemas na tireoide. Já o magnésio ajuda na vasodilatação dos vasos (melhorando circulação e vascularização), faz manutenção da saúde renal e dos músculos;
4º Calorias saudáveis: quem pratica exercícios físicos e deseja ganho de massa muscular, deve ter uma dieta com quantidade ideal de calorias saudáveis, então, o consumo de oleaginosas diariamente irá ajudar a atingir as necessidades calóricas necessárias para recuperação muscular e aumento dos músculos.

 Então, esqueça os mitos e introduza as oleaginosas em sua dieta diariamente, porém, sempre em quantidade necessária conforme seu metabolismo. 

E não esqueça de procurar o Nutricionista para tirar todas as suas dúvidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário