Constantemente ouço essa pergunta no consultório e na academia e a resposta é clara: Não, malhar em jejum não emagrece!!!
Veja o porquê...
Vários estudos mostram que fazer algum exercício físico sem uma refeição antes não oferece benefício algum à saúde, pelo contrário, pode até oferecer alguns riscos, mesmo muitos fazendo exercício em jejum acreditando que a queima de gordura será maior. Porém o corpo queima praticamente a mesma quantidade de gordura, independente de refeição pré-treino ou não. O que acontece é que o indivíduo pode perder massa magra (músculo) fazendo esforço sem a energia necessária, podendo levar à redução de intensidade do exercício, resistência muscular e queima global de calorias.
Mas o que comer antes de malhar?
Mesmo sendo fundamental que haja uma refeição antes de malhar, nem todos os alimentos são indicados, já que podem levar à hipoglicemia, causando mal estar, suor excessivo, palidez, tremores e até desmaios durante o treino.
Então, para evitar possíveis problemas, é importante comer alimentos fontes de carboidratos até uma hora antes de praticar exercícios, como pães e biscoitos integrais, frutas, arroz integral, leite ou iogurte com granola, aveia, batata, macarrão integral...
Além da energia necessária para o treino, esses alimentos ajudarão também para evitar a fadiga muscular...
E dependendo do objetivo que você procura se exercitar, os carboidratos ainda podem estar presentes na refeição pós treino, como repositor daquilo que foi perdido durante o treino e garantir mais energia para o restante do dia.
Mas nunca esqueça que o Nutricionista é o único profissional habilitado para lhe orientar e prescrever uma alimentação correta para antes, durante e depois o exercício!!!
Boa semana a todos.










