segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Malhar em jejum emagrece?

Constantemente ouço essa pergunta no consultório e na academia e a resposta é clara: Não, malhar em jejum não emagrece!!!
Veja o porquê...

Vários estudos mostram que fazer algum exercício físico sem uma refeição antes não oferece benefício algum à saúde, pelo contrário, pode até oferecer alguns riscos, mesmo muitos fazendo exercício em jejum acreditando que a queima de gordura será maior. Porém o corpo queima praticamente a mesma quantidade de gordura, independente de refeição pré-treino ou não. O que acontece é que o indivíduo pode perder massa magra (músculo) fazendo esforço sem a energia necessária, podendo levar à redução de intensidade do exercício, resistência muscular e queima global de calorias.



Mas o que comer antes de malhar?

Mesmo sendo fundamental que haja uma refeição antes de malhar, nem todos os alimentos são indicados, já que podem levar à hipoglicemia, causando mal estar, suor excessivo, palidez, tremores e até desmaios durante o treino.
Então, para evitar possíveis problemas, é importante comer alimentos fontes de carboidratos até uma hora antes de praticar exercícios, como pães e biscoitos integrais, frutas, arroz integral, leite ou iogurte com granola, aveia, batata, macarrão integral...
Além da energia necessária para o treino, esses alimentos ajudarão também para evitar a fadiga muscular...
E dependendo do objetivo que você procura se exercitar, os carboidratos ainda podem estar presentes na refeição pós treino, como repositor daquilo que foi perdido durante o treino e garantir mais energia para o restante do dia.


Mas nunca esqueça que o Nutricionista é o único profissional habilitado para lhe orientar e prescrever uma alimentação correta para antes, durante e depois o exercício!!!




Boa semana a todos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Saúde intestinal


Recentes trabalhos científicos, realizados na população norte-americana, mostram a relação entre a deficiência de Cromo, Zinco e Magnésio com alguns problemas de saúde: depressão, alergias, dores (principalmente as lombares) e distúrbios gástricos.

Sabe-se muito sobre a carência alimentar desses nutrientes, mas a má absorção pode ser uma das mais preocupantes causas. 
As falhas que ocorrem nos processos de digestão e absorção geram uma cascata de ciclo vicioso de problemas de saúde, e devem ser investigados a fundo. 
O mais importante disso tudo é que na população brasileira esses problemas também estão ocorrendo comumente, já que vem-se adotando hábitos alimentares e de vida dos americanos.



O que pode acontecer?

A carência desses nutrientes, seja por deficiência alimentar ou de absorção, compromete o sistema imunológico, já que sem o Zinco, não há possibilidade de fabricação de linfócitos capazes de combater as infecções, viroses e alergias.
Nosso intestino é o órgão que absorve nossos nutrientes e é onde está o centro do equilíbrio de nosso organismo, e para que isso ocorra naturalmente, é preciso ter um intestino saudável. Não adianta consumir complexos vitamínicos ou antioxidantes se seu intestino não está preparado para receber e absorver isso tudo.


Conheça algumas dicas que farão seu intestino alcançar sua integridade funcional:

  • Coma devagar, mastigue bem os alimentos;
  • Beba bastante água (cerca de 2 litros por dia);
  • Evite frituras;
  • Utilize temperos naturais;
  • Varie e deixe seu prato colorido;
  • Coma entre 3 a 5 frutas diariamente;
  • Consuma verduras e legumes diariamente;
  • Prefira os alimentos integrais;
  • Coma leguminosas diariamente, como o feijão, grão de bico, lentilha, ervilha;
  • Coma de 3 em 3 horas, não fique longos períodos em jejum;
  • Se necessário, utilize probióticos (sob orientação de um profissional habilitado);
  • Procure sempre a orientação de um Nutricionista!


Adaptado de: http://www.anarosanutricionista.com/2010/08/integridade-intestinal-o-segredo-de-uma.html

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Carboidrato, vilão ou mocinho?

Nosso organismo necessita de diferentes tipos de nutrientes para que exerça as funções vitais e cotidianas e é por isso que devemos nos alimentar de forma variada, incluindo todos os nutrientes na nossa alimentação. Porém, muitas vezes mudamos a nossa alimentação por influência de informações que apontam algum alimento com propriedades “milagrosas” ou até mesmo “muito prejudiciais", e aí só consumimos este alimento se for considerado muito bom e o excluímos caso seja determinado como prejudicial.

E o carboidrato é um dos nutrientes que tem essa "fama" e muitos acabam considerando-o como o principal vilão da boa forma e que ele tem que ser excluído da alimentação.

Ele é encontrado em diversos alimentos como o arroz, macarrão, biscoito, pães, bolos, entre outros. Sua principal função é fornecer energia ao nosso organismo, onde, em cada 1g de carboidrato, temos 4kcal, a mesma quantidade calórica da proteína e menor que a da gordura, onde, em 1g de lipídeo temos 9kcal.

Grande parte da sua má fama está ligada aos carboidratos altamente processados, como os doces, salgadinhos e guloseimas.

O processamento industrial elimina as fibras, o que prejudica a forma como o carboidrato é metabolizado no organismo. O processamento do arroz, por exemplo, remove as fibras para facilitar e acelerar seu cozimento, como resultado, o organismo absorve apenas o amido e as calorias.
Já nos alimentos integrais, as fibras e os nutrientes são preservados. Assim, quando se ingere arroz integral, o organismo absorve, além do amido e das calorias, as fibras e outros nutrientes, de forma lenta e gradual, provocando a sensação de saciedade por mais tempo.


Excluir o carboidrato da alimentação para emagrecer é um mito! A maioria das refeições é composta por algum carboidrato e as pessoas que o retiram irão obter menor quantidade calorias, ou seja, menos energia. Logo, nossos órgãos que necessitam dessa energia, como o coração e o cérebro, acabam retirando glicogênio (glicose) dos músculos, consequentemente, temos perda de massa muscular e não de gordura, dando uma falsa noção de perda de peso.

A melhor forma de emagrecer é evitando excessos. 
Ao analisar uma alimentação diária, pode ser notado que há consumo de grandes quantidades de proteínas, gorduras/óleos, doces/guloseimas e sal; e ingerimos menos água, frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Se passarmos a consumir maior quantidade desses e moderar o consumo daqueles, será possível notar bons resultados.

O importante é haver um equilíbrio entre a quantidade de carboidratos consumidos e o estilo de vida.
Os atletas, por exemplo, não podem ficar sem esse nutriente, pois eles fornecem energia para o desenvolvimento das suas atividades. Crianças na fase escolar e em fase de crescimento também necessitam de carboidratos, já que ele age positivamente sobre o Sistema Nervoso Central, responsável pelas funções de memória, concentração e inúmeras outras.


É fundamental que a alimentação seja equilibrada, variada, fracionada e porcionada. Logo, não há necessidade de restringir totalmente algum alimento ou nutriente, apenas evite os excessos!

E a melhor maneira de deixar sua alimentação mais correta é com a ajuda de um Nutricionista!!

Adapatado de http://www.blogvitaoalimentos.com.br/2011/06/carboidrato-vilao-ou-mocinho.html

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os alimentos e suas cores

Todos já sabem que quanto mais colorido for o prato, melhor e mais saudável ele é, mas você sabe por que nós, Nutricionistas, insistimos nessa informação?
Hoje o blog vem lhe dar mais informações sobre as cores e os nutrientes dos alimentos!!!!

Grande parte das propriedades dos alimentos pode ser notada através da sua cor, pois ela é determinada pela presença de pigmentos que, mais do que colorir e deixar o alimento bonito, realiza grandes e importantes funções em nosso corpo, principalmente na prevenção e proteção do organismo contra doenças infecciosas. 

Logo, uma dieta colorida tem mais chances de ser saudável, já que a possibilidade de você estar ingerindo maior variedade de nutrientes é bem grande!!


Veja agora o que cada cor nos oferece:


Vermelho: Nos oferece carotenóides que ajudam a fortalecer os olhos, a pele, é bom para o coração, memória e previnem o câncer através do licopeno. 
Fonte: acerola, tomate, goiaba, maçã, melancia, cereja, pimentão vermelho...


Laranja: Rico em carotenóides e vitamina C, que é um poderoso antioxidante e age como protetor celular. Ajuda a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. 
Fontes: Abóbora, ameixa amarela,  caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, laranja, mamão...

Roxo: Nele encontramos niacina (Vitamina B), minerais, potássio e também Vitamina C. Ajuda a manter a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento e prevenir doenças cardíacas. 
Fonte: ameixa preta, azeitona preta, uva, berinjela, beterraba, figo, jabuticaba, repolho roxo, alface roxa.

Verde: Rico em cálcio, fósforo e ferro, promove o crescimento e ajuda na coagulação sanguínea, evita o cansaço mental, auxilia na produção de glóbulos vermelhos no sangue e fortalece os ossos e dentes. 
Fonte: abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, limão, mostarda, pepino, repolho, salsa, vagem.

Branco: Encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso e na inibição do aparecimento de coágulos na circulação do sangue. 
Fonte: aipo, alho, batata branca, cebola, cogumelo, couve-flor, nabo, pêra e pinhão.


Espero que essas informações ajudem a tornar suas refeições ainda mais  coloridas e saudáveis!!!
Boa semana e que Deus nos abençoe!


Fonte: A influência das cores na alimentação, disponível em: http://nutricy.com/a-influncia-das-cores-na-alimentao/
Fonte: Cores dos alimentos mostram as propriedades dos alimentos, disponível em: http://www.saudeeforca.com/cores-dos-alimentos-mostram-as-propriedades-dos-alimentos/


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Suco Bronzeador

Verão chegando e a preocupação com o corpo e o bronzeado vem junto. Por isso, hoje trago para vocês uma deliciosa receita do "Suco Bronzeador".
Além de hidratar, ajudar na saciedade, esse suco conta com ótimo poder antioxidante, deixando a pele mais bonita e com maior tempo de bronzeado.






Receita:


1 copo médio de suco de laranja natural e sem açúcar;
1 colher de sopa de cenoura ralada;
3 colheres de sopa de espinafre cru;
1 colher de sobremesa de semente de linhaça;
gelo;
Bata tudo no liquidificador e não coe; adoce a gosto, de preferência com açúcar demerara.
Sirva a seguir.



Mas por que é bom?
Porque a Laranja é fonte de vitamina C que previne  o envelhecimento celular  precoce causado pelo sol.
Porque a Cenoura é fonte de vitamina A e rica em carotenóides que são os responsáveis por manter o bronzeado da pele por mais tempo, além de fortalecer nosso sistema imunológico o qual já fica sendo comprometido pelo desgaste do calor e da desidratação.

Porque o Espinafre, assim como a cenoura, contém substâncias que fazem parte do grupo dos carotenóides. No entanto, seu composto bioativo é a luteína cuja função antioxidante é auxiliar na prevenção do câncer e degeneração macular. O espinafre também é uma excelente fonte de minerais como o ferro.

Porque a Semente de linhaça é rica em ômega-3 que tem ação antiinflamatória, melhora sistema imunológico, ajuda na hidratação da pele e é um potente protetor cardiovascular.



Recomendação de consumo: Tomar 1 copo de 250ml antes e após exposição ao sol.

Fonte: http://www.anarosanutricionista.com/2012/01/para-o-verao-sucos.html