Recentes trabalhos científicos, realizados na população norte-americana, mostram a relação entre a deficiência de Cromo, Zinco e Magnésio com alguns problemas de saúde: depressão, alergias, dores (principalmente as lombares) e distúrbios gástricos.
Sabe-se muito sobre a carência alimentar desses nutrientes, mas a má absorção pode ser uma das mais preocupantes causas.
As falhas que ocorrem nos processos de digestão e absorção geram uma cascata de ciclo vicioso de problemas de saúde, e devem ser investigados a fundo.
O mais importante disso tudo é que na população brasileira esses problemas também estão ocorrendo comumente, já que vem-se adotando hábitos alimentares e de vida dos americanos.
O que pode acontecer?
A carência desses nutrientes, seja por deficiência alimentar ou de absorção, compromete o sistema imunológico, já que sem o Zinco, não há possibilidade de fabricação de linfócitos capazes de combater as infecções, viroses e alergias.
Nosso intestino é o órgão que absorve nossos nutrientes e é onde está o centro do equilíbrio de nosso organismo, e para que isso ocorra naturalmente, é preciso ter um intestino saudável. Não adianta consumir complexos vitamínicos ou antioxidantes se seu intestino não está preparado para receber e absorver isso tudo.
Conheça algumas dicas que farão seu intestino alcançar sua integridade funcional:
- Coma devagar, mastigue bem os alimentos;
- Beba bastante água (cerca de 2 litros por dia);
- Evite frituras;
- Utilize temperos naturais;
- Varie e deixe seu prato colorido;
- Coma entre 3 a 5 frutas diariamente;
- Consuma verduras e legumes diariamente;
- Prefira os alimentos integrais;
- Coma leguminosas diariamente, como o feijão, grão de bico, lentilha, ervilha;
- Coma de 3 em 3 horas, não fique longos períodos em jejum;
- Se necessário, utilize probióticos (sob orientação de um profissional habilitado);
- Procure sempre a orientação de um Nutricionista!

Adaptado de: http://www.anarosanutricionista.com/2010/08/integridade-intestinal-o-segredo-de-uma.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário