Sabe-se da grande importância que a alimentação representa na prática de Exercícios Físicos, proporcionando, além de melhora na saúde e qualidade de vida, melhor desempenho e melhores resultados, porém, muitos ainda preferem dar mais atenção ao uso de suplementos, principalmente os com base de proteínas e carboidratos, na busca de melhoria da estética e resistência física e esquecem de algo fundamental nesse processo: a Hidratação!
A água serve para ajudar no equilíbrio hidroletrolítico em nosso organismo, afinal, perdemos água pela transpiração, respiração, pela urina e pelo trato gastrintestinal sem contar que perdemos liquido também durante o processo metabólico celular. Diante disso e de diversos outros fatores, é imprescindível a adequada hidratação.
Mas tratando-se de exercício físico, vários sintomas comuns entre os praticantes podem ser evitados com uma boa hidratação, como as cãimbras, fadiga muscular, elevação da frequência cardíaca, vertigem e tontura, náuseas, vômitos e até alterações visuais e auditivas.
Hidratação e Temperatura Ambiente
A temperatura do ambiente gera grande influência no processo de hidratação, já que no calor perdemos ainda mais fluidos no suor para que nosso organismo mantenha a temperatura corporal adequada, enquanto que no frio, a retemos mais.
Hidratação e Intensidade do exercício
A hidratação também pode variar conforme a intensidade no exercício, onde em atividades com maior intensidade, como nas maratonas, a necessidade de ingestão hídrica é maior do que nas com menor intensidade.
"O que devo tomar: água ou bebida isotônica?"
Durante o exercício, além da desidratação, perdemos eletrólitos, como sódio e potássio, e precisamos recuperá-los. Para isso, a bebida isotônica, como o Gatorade, soro caseiro, pode suprir essa perda, entretanto, deve-se ter cuidado ao ingeri-lo, para que não haja consumo em excesso e também deve haver indicação profissional para aqueles com problemas renais. Por outro lado, a água, por mais que não possua numa quantidade elevada esses eletrólitos, é de suma importância seu consumo, já que ela é suficiente para controlar a temperatura corporal, aumentar o fluxo sanguíneo, retardar a fadiga, evitar cãimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca.
"Como deve ser minha hidratação antes, durante e depois do exercício?"
Em geral, recomenda-se que haja um consumo entre 400 e 600mL de água no mínimo duas horas antes de iniciar a atividade;
Durante o exercício, caso ele seja numa média de 1h, tomar cerca de 150 a 300mL a cada 20 ou 30 minutos de exercício; e
Após a atividade, beber o suficiente para matar sua sede;
Cuidado com o excesso de água ou bebida isotônica durante o exercício, para que não haja mal estar e, logo, comprometimento de seu desempenho.
E lembre-se sempre de procurar um profissional Nutricionista para sanar todas as suas dúvidas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário