O assunto que vamos tratar hoje é sobre um problema que incomoda e acaba gerando constrangimento em muitas pessoas: a flatulência.
Mas, afinal, o que é flatulência?
São gases intestinais que causam distensão e grande desconforto abdominal.
São formandos pela fermentação dos alimentos no processo digestivo e também pelo ar engolido tanto na deglutição de saliva ou por hábitos alimentares.
Os restos alimentares sofrem ação das bactérias intestinais e se degradam, produzindo, dessa forma, cerca de três litros de gases diariamente. E esses gases podem ser eliminados pelo ânus, sob forma de flatos ou “pum” ou pela boca sob forma eructação (arroto).
Alguns alimentos provocam mais gases pois fermentam mais durante a digestão, porém, este incômodo pode variar entre os indivíduos. Os alimentos conhecidos por produzirem mais gases são:
- Repolho, Brócolis, couve-flor, grão de bico, ervilhas, lentilha;
- Feijão, batata doce, iogurte, queijos muito maduros (parmesão e gorgonzola), ovos;
- Rabanete, cebola, aspargos, pimentão, pepino, aipo;
- Adoçante artificial, como: sorbitol;
- Carnes muito temperadas e defumadas;
- Bebidas gasosas, como: cerveja, chopp, refrigerantes, águas minerais com gás.
O mal cheiro que os gases geram é uma questão embaraçosa. Alguns alimentos, particularmente, produzem gases malcheirosos. Estes alimentos são: ovos, rabanete e alimentos ricos em enxofre, como o agrião, alho, brócolis, bebidas gasosas, batata doce, cebola, couve-flor, couve, ervilha, feijão, goiaba, jaca, rabanete, pimentão...
O que se recomenda para diminuir o volume dos gases?
- Dieta e correção dos hábitos alimentares são as palavras-chave para ajudar da redução dos gases, já que não tem como eliminá-los totalmente;
- Reservar um tempo tranquilo para as refeições, mastigar bem os alimentos e falar pouco durante as refeições para evitar a deglutição de ar;
- Preferir alimentos como maçã, chás concentrados de salsinha e salsão, pêra e pêssego sem casca e maduras;
- Beber bastante líquido durante o dia;
- Caminhar após as refeições, pois estimula os movimentos intestinais, melhorando seu funcionamento;
- Evitar o consumo de mais de um dos alimentos citados acima no mesmo dia.
DICA: Já que eliminar estes alimentos da dieta não seria uma boa solução, pois são riquíssimos nutricionalmente, aí vai uma dica para reduzir os gases causados pelo consumo do feijão: deixe o feijão de molho durante a noite e, no dia seguinte, troque a água por outra antes de cozinhá-lo. Cozinhe-o bem. Isso ajudará, pois o amido mal cozido aumenta a produção de gases!
Para você que sofre com este problema, tente seguir as orientações recomendadas e, procure sempre manter hábitos de vida saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário