sexta-feira, 27 de abril de 2012

Azeite de Oliva


O azeite de oliva extra virgem vem se tornando um ingrediente cada vez mais comum na mesa do brasileiro. 
Por ser um produto fonte de antioxidantes, os quais têm como função inibir os radicais livres  (produzem danos à saúde como o envelhecimento e o aparecimento de doenças como o câncer; produzidos, principalmente, em situações como estresse, exercícios intensos, fumo, má alimentação, poluição, doenças em geral, etc), além de prevenir doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico, é fundamental ingeri-lo diariamente, porém, em quantidade adequada.
O azeite de oliva, extraído das azeitonas, possui gordura monoinsaturada (a "gordura boa"), vitaminas (principalmente a Vit. E), minerais e, como já citado, vários compostos antioxidantes.
As pessoas que têm o hábito de ingerir esse alimento diariamente, pode ter sua taxa de colesterol LDL ("mau colesterol") reduzida e o "colesterol bom", HDL, aumentado, o qual tem como função a proteção das artérias e a redução do triglicerídeo do sangue. 
Mesmo sendo uma fonte de gordura, ao contrário do que muitos pensam, dificilmente as gord. monoinsaturadas viram depósito corporal, já que elas visam a produção de hormônios, hidratação da pele e unhas, absorção de algumas vitaminas e de proteção contra o frio.
Ele pode ser usado em saladas, lanches naturais (regar o pão com o azeite ao invés da margarina ou maionese), torrada com queijo branco, omelete, peixes, frangos, patês, etc...
Agora que você já sabe algumas das vantagens de consumir esse azeite, sinta-se a vontade e adicione ele nas suas refeições!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário