O fibroedema gelóide ou celulite é uma das queixas mais frequentes em relação à estética, já que a aparência de "casca de laranja" causa grande incômodo e insatisfação com o próprio corpo!
A obesidade pode, ou não, estar associada à celulite. Porém, nota-se que, com o aumento do peso, ela aparece mais, devido ao fato de células gordurosas acentuarem o repuxamento das fibras.
Algumas das diversas causas são: a própria constituição e distribuição do tecido gorduroso, a genética, o ganho de peso, sedentarismo, alimentação desregrada, alterações enzimáticas e hormonais e também parecem estar relacionadas à quebra de células gordurosas ou no aumento do seu volume.
Algumas teorias sugerem que o excesso de radicais livres no organismo também está associado ao surgimento delas, além de outros fatores dietéticos que estão relacionados, podendo promover um estado inflamatório no organismo.
Sendo assim, concluímos que o aparecimento e tratamento da celulite esta intimamente ligado à alimentação.
Fatores alimentares que auxiliam no aparecimento das temidas celulites são: excesso de gordura trans e saturada (carnes, queijos amarelos, bolachas, sorvetes de creme, etc.), sal, alimentos industrializados, alimentos que não trazem nutrientes (calorias vazias como refrigerantes, balas), carboidratos refinados (pão branco, macarrão refinado, arroz branco, etc), açúcar e excesso de adoçantes.
Podemos citar, também, alguns alimentos alergênicos que aumentam a inflamação, como o leite e seus derivados, soja, glúten, ovo, chocolate, milho, amendoim, entre outros, entretanto, é preciso levar em consideração a individualidade biológica das pessoas, para isso, procure um profissional capacitado para identificar os alimentos a serem evitados.
Para manter um sistema antioxidante equilibrado, é necessário o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, consumindo fontes de vitamina C (laranja, limão, morango, acerola, tomate, goiaba...), vitamina E (óleos vegetais e cereais integrais), Selênio (miúdos, peixes, frutos do mar e gérmen de trigo), Manganês (cereais integrais, leguminosas, nozes), Potássio (linhaça, tomate, água de coco...) e Zinco (carnes vermelhas e brancas, ovos, cereais integrais...). Outro nutriente importante, é o ácido graxo ômega 3 que auxilia na redução da inflamação e é encontrado em boas quantidades na linhaça e nos peixes, principalmente na sardinha, atum e salmão. O açaí, o suco de uva ou a própria uva, também auxiliam no combate a celulite, pois são ricos em nutrientes antioxidantes e antiinflamatórios.
Um nutriente que apresenta um potente efeito no tratamento da celulite é o silício, encontrado na aveia e cevada.
Para que esses nutrientes sejam absorvidos e realizem suas funções no organismo, é necessário que o intestino esteja funcionando adequadamente, já que é nele que os nutrientes são absorvidos e as toxinas eliminadas.
Então, evite:
- Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo, além de elevar consideravelmente a pressão arterial.
- Queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras, pois são ricos em gordura.
- Bebidas alcoólicas, doces e açúcar, eles são ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
- Ficar longas horas sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome!
- Carne vermelha, açúcar, gorduras, refrigerantes e bebidas alcoólicas prejudicam a pele e aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
E prefira:
- Refeições ricas em verduras e legumes crus.
- Fazer mais refeições em pequenas quantidades ao longo do dia.
- Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia.
- Pães, massas e cereais integrais, pois são ricos em fibras e ajudam seu intestino a funcionar melhor.
texto adaptado de: http://www.dicasdetreino.com.br/celulite-x-nutricao
Nenhum comentário:
Postar um comentário