sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cupcake Integral de Maçã com Canela

E os tão comentados e famosos do momento deram as caras no blog: Cupcakes!!! E claro, sempre dando um toque mais saudável às receitas, são cupcakes deliciosos e integrais!!
Ótima pedida para o final de semana, super inspirador!!



Ingredientes

-3 ovos
-¾ xícara de azeite extra virgem ou óleo de canola
-Casca bem lavadas de 2 maçãs
-1 e ½ xícara de açúcar mascavo
-1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
-1 colher de sopa de canela em pó
-1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Ligue o forno para aquecer e bata os ovos, o azeite/óleo e as cascas de maçã no liquidificador. Em uma tigela misture o açúcar, a farinha, a canela e o fermento. Junte a mistura líquida à seca, misture bem e coloque nas forminhas (para facilitar, use uma concha para molho). Leve ao forno por 30 minutos em 180°.

Rende 12 unidades!!!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como alguns alimentos podem prevenir o câncer?




A relação da dieta e do estado nutricional com o risco de desenvolvimento de câncer tem sido o maior foco das pesquisas em saúde pública. A dieta representa o papel principal na etiologia e prevenção do câncer. Curiosamente, vários estudos têm demonstrado que o câncer é, em grande parte, uma doença evitável, e que sua incidência pode ser substancialmente reduzida com modificações dietéticas. Abaixo estão listados alguns alimentos que possuem efeitos anticancerígenos.

Alho
Desde a antiguidade, o alho (Allium sativum) é utilizado por suas qualidades medicinais. De fato, esta planta possui efeitos benéficos em diversas doenças, incluindo câncer, doenças coronarianas, obesidade, hipercolesterolemia, diabetes tipo 1 e 2, hipertensão, catarata e algumas desordens gastrintestinais. Vários estudos vêm demonstrando a redução do risco de diferentes tipos de câncer devido ao consumo de alho.
O alho fresco contém vários compostos organossulfurados, elementos traço de origem fenólica e esteróide, além de carboidratos, proteínas e fibras alimentares. Os compostos organossulfurados do alho são considerados agentes quimioprotetores do câncer, pois podem causar uma suspensão da proliferação das células cancerosas e induzir a apoptose (morte celular programada).
Feno-grego
O feno-grego, ou alforva (Trigonella foenum graecum), é tradicionalmente utilizado para tratar diabetes, hipercolesterolemia, ferimentos, inflamações e doenças gastrintestinais. O extrato destas sementes inibe o crescimento tumoral e também produz um significativo efeito anti-inflamatório. Além disso, em experimentos feitos com animais, a inclusão do pó das sementes de feno-grego na dieta reduziu a incidência de tumores no cólon, diminuiu a peroxidação lipídica e aumentou as atividades enzimáticas do sistema antioxidante.
As sementes de feno-grego são fonte rica em fibras e saponinaDiversos estudos in vivo e in vitro observaram efeitos antiproliferativos das saponinas sobre diferentes tipos de células cancerosas.

Chá verde
As propriedades benéficas do chá verde são basicamente provenientes dos polifenóis (classificados como catequinas) e sua potente ação antioxidante. O chá verde contém seis compostos de catequinas principais: catequina, galocatequina, epicatequina, epigalocatequina, galato epicatequina e galato de epigalocatequina (conhecido como EGCG). A bebida também contém alcalóides, como a cafeína, teobromina e teofilina, que conferem ao chá verde efeitos estimulantes. O EGCG é o polifenol mais estudado por ser um potente antioxidante e protetor das células e do DNA contra os radicais livres. Seus benefícios conferem proteção contra o câncer, aterosclerose, obesidade, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Soja
O grão de soja é rico em proteínas de alto valor biológico (aproximadamente 50% do grão), isoflavonas, saponinas, fitoesteróis, ácido fítico, fosfolipídios, ácido ascórbico, minerais e fibras alimentares. Em experimentos realizados com animais, foi observado que as isoflavonas da soja melhoraram a sensibilidade à insulina por diminuírem a deposição de gordura visceral e inflamações, além de poderem reduzir os níveis de colesterol plasmático. Além disso, resultados de diferentes pesquisas sugerem que a proteína da soja pode reduzir a massa gorda em casos de obesidade.
O consumo de soja está sendo associado com diminuição do risco do desenvolvimento do câncer de mama, próstata e cólon. Ambas, proteína da soja e isoflavonas, têm revelado diferentes efeitos anticancerígenos, como atividade anti-angiogênica, apoptose celular e modulação da progressão do ciclo celular.

Momordica
A momordica (bitter melon, em inglês, ou melãozinho, como é mais conhecido) contém algumas substâncias (glicosídeos, alcalóides, derivados do ácido linolênico conjugado e proteínas) que fazem com que o seu extrato apresente efeitos comparáveis à ação dos hipoglicemiantes orais, como metformina e tiazolidinadiona. Estudos observaram que o melãozinho é capaz de inibir a hipertrofia dos adipócitos, reduzir a adiposidade, diminuir a concentração sanguínea de glicose, colesterol e triglicérides, melhorar a sensibilidade à insulina e aumento da concentração sérica de adiponectina. O ácido linolênico, presente no óleo das sementes do melãozinho, pode regular e induzir a apoptose em células do câncer de cólon e as proteínas têm demonstrado poder de inibir o crescimento de células do câncer de mama in vitro e in vivo.  Em experimentos com animais, o extrato do melãozinho inibiu o desenvolvimento do câncer de pele, de mama e de cólon.

Peixe
Muita atenção tem sido dada aos efeitos benéficos do óleo de peixe, rico em ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, e do óleo de oliva, rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oléico. Os componentes protetores dos peixes são os ácidos graxos de cadeia longa, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), juntamente com as proteínas, vitaminas e minerais. Por outro lado, existe a preocupação sobre os riscos à saúde devido às contaminações ambientais possivelmente encontradas nos peixes. Contudo, evidências epidemiológicas estabeleceram que a ingestão de óleo de peixe promove efeitos protetores em diversas desordens, como doenças cardiovasculares e câncer.
Por meio de alguns mecanismos, os ácidos graxos ômega-3 podem modificar o processo carcinogênico, o que inclui supressão do ácido araquidônico, influências na expressão dos genes, alteração do metabolismo do estrógeno, efeitos contra radicais livres e envolvimento na sensibilidade à insulina. Ademais, é comprovado que o óleo de peixe possui efeitos antiobesidade e pode reduzir inflamações.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista - Dúvidas Exercício Físico

Hoje trago para vocês, leitores, uma entrevista com Marcio de Souza, CREF 11895 - G/SC, Personal Trainer e Instrutor na Academia Companhia do Exercício, que vem tirar as dúvidas mais comuns sobre Exercício Físico!! Boa leitura!!!



 1) Atividade física ou exercício físico, existe alguma diferença entre essas definições?
R: Sim! Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, adota-se como definição de Atividade Física um movimento corporal que é produzido pela contração da musculatura esquelética que eleva o gasto energético acima dos níveis de repouso, e isso se refere às atividades do cotidiano como lavar o carro, passear com o cachorro, limpar a casa, entre outras.
Já o exercício físico é definido como um movimento corporal planejado, estruturado e repetitivo, cujo objetivo é a melhora ou a manutenção da aptidão física. Um bom exemplo disso seria o treinamento em academias.

2) Quais os procedimentos necessários antes de ingressar em um programa de musculação?
R: Em primeiro lugar é necessário que se faça uma pesquisa em torno da missão da academia para com seus clientes, se sua estrutura física corresponde a essa missão, e a qualificação dos profissionais que nela atuam.
Em seguida, faz-se necessário uma avaliação física, que é crucial para o melhor planejamento da periodização do treinamento que levará em consideração, principalmente, a individualidade biológica desse cliente.
A associação Brasileira de Medicina do Esporte, em suas diversas diretrizes e posicionamentos oficiais, listam uma série de avaliações que devem ser realizadas antes de realizar a prática de exercícios físicos, com o intuito de minimizar os riscos à saúde e potencializar os resultados.
Essas avaliações vão desde a aplicação de uma anamnese (questionário), até exames médicos funcionais sofisticados.

3) Qual seria a frequência semanal ideal para treinar musculação?
R: A frequência semanal ideal (números de sessões de treino/dias por semana), depende de uma série de fatores, como volume de treinamento, intensidade, seleção de exercícios, nível de condicionamento, capacidade de recuperação do indivíduo e quantidades de grupos musculares treinados por sessão.

4) Existe alguma relação entre duração da sessão de treino e sua eficiência?
R: Sim! A duração de uma sessão de musculação depende de algumas variáveis de treinamento como: número de exercícios, velocidade de execução de movimento, números de séries por exercícios e intervalo de descanso entre as séries, mas principalmente o histórico de treinamento de cada indivíduo, seja ele iniciante, intermediário ou avançado. E por essa razão faz-se necessário o acompanhamento de um profissional habilitado em Educação Física e conhecedor de Fisiologia do Exercício.

5)Um corpo perfeito é sinônimo de organismo saudável?
R: Isso é muito relativo, porém, o termo corpo perfeito não é aplicável à ciência do exercício físico; no entanto, é comumente observado em ambientes de prática de exercícios, entre os quais a academia.
Entende-se por perfeito o corpo que atenda aos padrões de beleza atuais, ou seja, baixo percentual de gordura e musculatura visivelmente desenvolvida e simétrica.
Sendo assim, o corpo dito como perfeito, apresenta íntima relação com a estética e, por muitas vezes, não se observa uma preocupação com a promoção e a manutenção da saúde.

6) Musculação ou exercício aeróbio, qual método é melhor para emagrecer ?
R: O que observamos aí é um processo inversamente proporcional.
A prática da musculação, como a de qualquer outra atividade, contribui para a elevação do gasto calórico além daquele observado em nível de repouso. Esse fato por si só já auxilia no emagrecimento. Porém o gasto calórico durante uma sessão de musculação é menor ao observado em uma sessão de exercício aeróbio, para tanto parece que a associação das atividades parece ser mais eficiente. Santarém (1998) cita que os exercícios anaeróbios (musculação) também propiciam o emagrecimento no período pós-exercício, quando toda a atividade metabólica de síntese proteica e glicídica (recuperação/ supercompensação) ocorre a custa de energia aeróbia proveniente na sua maior parte de ácidos graxos do tecido adiposo (gordura).
Vale ressaltar que o processo de emagrecimento depende de um balanço calórico negativo crônico, ou seja, o gasto calórico ser maior que a ingestão, e isso implica em disciplina alimentar.

7) A musculação auxilia na perda de gordura localizada?
R: Não da maneira como se imagina, pois a mobilização da gordura como fonte de energia é sistêmica, e não privilegia uma determinada região do corpo em detrimento de outra. O que ocorre é um melhor tônus muscular sob o tecido de gordura, logo se não houver um balanço calórico negativo você não conseguirá eliminar aquela gordurinha indesejada no seu corpo.
Isso é um principio físico, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

8) Existe algum método rápido e saudável para perda de peso?
R: Isso depende exclusivamente de sua disciplina e dedicação. Perder peso nunca é fácil, então encaremos o fato de que não existe nenhum método sem esforço que te fará perder peso e definir o corpo, você precisa mostrar alguma dedicação e esforço.
Não acredite em todos aqueles anúncios na televisão e nas revistas, alardeando que deixarão você magro e em forma de modo fácil e sempre no conforto de sua casa.
Qualquer pessoa que afirme isso está enganando você! E a única coisa que vai conseguir perder peso é a sua carteira.



Espero que tenham gostado!!! E quem quiser tirar mais dúvidas ou deseja um acompanhamento mais detalhado na hora de realizar o Exercício Físico, segue os contatos do Marcio de Souza:




Boa semana a todos e que Deus nos abençoe.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Torta Integral de Atum

Essa semana, na academia Companhia do Exercício, em Criciúma, onde trabalho e malho, aconteceu a promoção Receita Premiada da Mamãe, onde foram escolhidas, dentre várias enviadas pelas mães frequentadoras da academia, receitas saudáveis e saborosa. Tive o prazer de selecioná-las para a eliminatória e de prová-las no dia da escolha!!
A receita escolhida foi da Mamãe Bernadeth Bellettini, uma Torta Integral de Atum simplesmente maravilhosa e saborosíssima... Então, vou dividi-la com vocês, deliciem-se nesse final de semana!!

Ingredientes:

2 latas de atum natural sólido (sem água);
1/2 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de farinha de trigo integral;
1/2 xícara de farinha de linhaça;
1/2 xícara de farelo de aveia;
sal a gosto;
2 cebolas médias picadas;
2 tomates cortados em cubos;
1xícara de óleo de girassol;
1 xícara de leite;
4 ovos;
1 colher de fermento;
molho de salsa bem picadinho;

Modo de Preparo:

Refogue a cebola, acrescente o atum, o tomate, a salsa e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite e junte as farinhas com o líquido.
Depois da massa bem misturada, coloque o fermento. Por último, acrescente o refogado, misture tudo e coloque numa forma untada e leve para assar.

Dica: Pode ser servida com salada de tomate e cenoura!!


Bom final de semana a todos e que Deus nos guarde!




terça-feira, 15 de maio de 2012

As Unhas!

Hoje o blog vem tratar sobre um assunto que interessa grande parte da população, tanto feminina como masculina: as unhas!

Há crendices populares brasileiras, a respeito das unhas, que afirmam que as manchinhas que surgem inesperadamente, significam a chegada de boas-novas, mas, lendas à parte, o fato é que as manchinhas querem indicar algo importante: que há algo de errado no nosso organismo.

Então, vamos citar alguns fatos a serem levados em consideração e sua possível causa:

Manchas esbranquiçadas: Podem indicar anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões, detergentes...), micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal;

Manchas amareladas ou unhas amareladas: Comumente encontradas em fumantes, também indicam uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (Precursor da vitamina A, encontrado em cenoura, beterraba, mamão...), diabetes, micoses e males do fígado;


Arroxeadas: Micoses, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lupus eritematoso;


Fracas, secas, quebradiças, com tendência à descamação: Falta de cálcio, ferro, além de zinco, vitamina A, B e E, nutrientes que compõem a unha; Anemia, hipotireoidismo;


Ondulações: Anemia e doença cardíaca ou pulmonar, trauma pelo empurramento da espátula;

Unhas côncavas: Deficiência de Ferro;



A boa nutrição é fundamental para manter a saúde das unhas sempre em dia: uma alimentação rica em vitaminas e minerais, encontrados nas frutas, verduras, cereais integrais; fontes de cálcio como o leite, de proteína, como a carne (porém esses, com cuidado nas gorduras), dentre outros alimentos, vai deixá-la bonita e forte!!! Procure um Nutricionista para saber como cuidar cada vez melhor de sua saúde!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Spaghetti Integral com Muzzarela e Chia

E quem não ouviu falar na mais nova queridinha do momento: a Chia! Rica em vitaminas, minerais e fibra, tem sido uma das sementes mais procuradas atualmente, assim como a linhaça, aveia...

Mas, outro dia tratamos de suas propriedades benéficas. Hoje, o blog traz uma receita deliciosa de Spaghetti integral com Muzzarela e Chia!

Ingredientes:

- 200g de spaghetti integral;


- 1 abobrinha italiana pequena;
- Muzzarela a gosto;
-Azeite de oliva extra virgem e temperos (cebola, alho e sal)
-Grãos de Chia para salpicar;

Modo de preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar, lave bem a abobrinha e corte em tiras. Rale a Muzzarela em tiras grandes e reserve. Numa frigideira coloque um pouco de azeite com os temperos, deixe dourar levemente, acrescente as tiras de abobrinha e um pouquinho de água. Deixe a abobrinha cozinhar, mas bem pouco, a ponto de ficar maleável, mas longe de desmanchar. Escorra o spaghetti já cozido, volte a panela, regue com um pouco de azeite e sal, misture e acrescente a muzzarela misturando bem. Com a muzzarela derretida, sirva, acrescente a abobrinha por cima, mais um pouco de queijo (se quiser) e finalize salpicando com a Chia!




Nesse friozinho, a massa cai muito bem, mas cuidado com excessos!!! Lembrando que a receita serve duas pessoas!!
Boa semana, leitores. Deus nos abençoe!


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vinho, vilão ou mocinho?


Aproveitando o inverno que se aproxima e, junto com ele, vamos falar sobre uma bebida muito presente nessa época: o vinho! 
Estudos mostram diversos efeitos benéficos promovidos pelo consumo moderado de vinho, como a redução da mortalidade e das hospitalizações por doença arterial coronariana, pois a uva, sua matéria prima, é uma das maiores fontes de compostos fenólicos. Eles possuem atividade antioxidante, inibindo a oxidação do LDL-colesterol ("colesterol ruim") e, consequentemente, inibe o desenvolvimento de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças do coração. Além dos fatores antioxidantes, o vinho ainda possui mecanismos antiplaquetários, antinflamatórios e vasodilatadores. 

Como o vinho deve ser consumido e quais os tipos mais aconselháveis?


Os vinhos tintos oferecem maiores benefícios do que os rosados e brancos em função do seu maior teor de compostos fenólicos.
Entretanto, deve-se levar em consideração que é uma bebida alcoólica e que seu consumo excessivo leva a efeitos indesejáveis, como o aumento de peso (já que o álcool possui 7kcal/g) e passa a não ser mais um fator de proteção, e sim de risco para doenças cardiovasculares e outras doenças. Além de que pessoas com problemas de saúde como hipertensão, dislipidemias, diabetes, dentre outros, ou que tomam algum medicamento, não é indicado. Para isso, recomenda-se o uso de uva tinto integral, que também é rico em compostos fenólicos.

O consumo moderado de álcool é definido como até 1 dose por dia para as mulheres e até 2 doses por dia para os homens, sendo que uma dose equivale a 15ml de álcool, o que corresponde a 120ml de vinho. Esses valores não constituem uma recomendação, mas sim um limite.
Vale salientar, contudo, que o aspecto mais importante na prevenção de problemas cardiovasculares é ter um estilo de vida saudável, que engloba alimentação equilibrada, ausência de tabagismo, prática de atividades físicas e a manutenção de um peso adequado.


Texto adaptado de: http://blogdenutricao.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-02-10T20:55:00-02:00&max-results=3

segunda-feira, 7 de maio de 2012

É preciso suplementar?

Certamente a suplementação de Proteína (PTN) gera grande dúvidas para praticantes de Atividade Física. 


A suplementação protéica pode ou não ser necessária, depende muito da situação. 
Ela é recomendada quando os praticantes de exercício físico não conseguem ingerir, pela dieta e em quantidade adequada, esse macronutriente. Quando a ingestão de Proteína é insuficiente, o risco de balanço nitrogenado negativo é maior, podendo elevar o catabolismo protéico e a recuperação pós-treino, ser mais lenta.


Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), praticantes de exercícios físicos devem ter uma ingestão de proteína entre 1,4 a 2,0 gramas de PTN por quilograma de peso corporal por dia. Para a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), os exercícios de força exigem consumo maior de PTN do que os de resistência, então, se o objetivo for o aumento de massa muscular, a SBME recomenda ingestão de 1,6 a 1,7g de PTN/kg/dia. Entretanto, a SBME alerta que o consumo excessivo de PTN não resulta no aumento de Massa Magra e força.
Vale ressaltar que as necessidades desse nutriente pode variar conforme o organismo de cada indivíduo. Portanto, antes de fazer uso de suplementação de Proteína ou de comer fontes desse nutriente em excesso, procure um Nutricionista.

O consumo elevado de proteína, seja ele por fontes alimentares ou pelo uso indiscriminado de suplementos alimentares pode resultar, a longo prazo, a problemas graves de saúde, dentre eles, a Insuficiência Renal Crônica, onde os rins não conseguem exercer sua função de filtração dos líquidos corporais, sendo necessário tratamento de hemodiálise.

Lembre-se: é fundamental a orientação de profissionais Nutricionistas especializados, para que se tenha a indicação adequada deste e de outros nutrientes importantes na prática de exercício físico.



Lembrando que atendo todos os dias na Academia Companhia do Exercício, em Criciúma, para alunos e não alunos. Venha conhecer nosso trabalho...
Rua Des. Pedro Silva, 540 - Comerciário. Criciúma.
3045-5300 / 9606-8243






Bibliografia (s)

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 2 – Mar/Abr, 2009.

Kreider RB, Wilborn CD, Taylor L, Campbell B, Almada AL, Collins R, et al. ISSN exercise & sport nutrition review: research & recommendations. J Int Soc Sports Nutr. 2010;7:7.

Lowery LM, Devia L. Dietary protein safety and resistance exercise: what do we really know? J Int Soc Sports Nutr. 2009;6:3.

Oliveira PV, Baptista L, Moreira F, Lancha Junior AH. Correlação entre a suplementação de proteína e carboidrato e variáveis antropométricas e de força em indivíduos submetidos a um programa de treinamento com pesos. Rev Bras Med Esporte . 2006; 12(1):51-55.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Receita - Biscoito de Amendocrem

E a receita de hoje é especial para as pessoas portadoras de Doença Celíaca, uma patologia auto-imune que afeta o intestino delgado, pela ingestão de alimentos que contenham glúten, presente no trigo, aveia, centeio e cevada, porém, todos podem deliciar-se dos biscoitos :)


Biscoito de Amendocrem (Sem glúten)



Ingredientes:
1/2 xícara de amendocrem;
1 ovo;
1/2 xícara de açúcar;
3/4 de xícara de maisena;
3/4 de xícara de creme de arroz;
1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de Fazer:
Numa tigela, bata com uma colher o amendocrem, o ovo e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Acrescente os demais ingredientes e amasse bem até obter uma massa macia, mas que não grude nas mãos.
Corte os biscoitos e asse numa assadeira untada em forno médio por menos de 10 minutos.

DICA: Esses biscoitos são ótimos para utilizar em pavês que pedem biscoitos, nesse caso faça receita dupla.