Certamente a suplementação de Proteína (PTN) gera grande dúvidas para praticantes de Atividade Física.
A suplementação protéica pode ou não ser necessária, depende muito da situação.
Ela é recomendada quando os praticantes de exercício físico não conseguem ingerir, pela dieta e em quantidade adequada, esse macronutriente. Quando a ingestão de Proteína é insuficiente, o risco de balanço nitrogenado negativo é maior, podendo elevar o catabolismo protéico e a recuperação pós-treino, ser mais lenta.
Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), praticantes de exercícios físicos devem ter uma ingestão de proteína entre 1,4 a 2,0 gramas de PTN por quilograma de peso corporal por dia. Para a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), os exercícios de força exigem consumo maior de PTN do que os de resistência, então, se o objetivo for o aumento de massa muscular, a SBME recomenda ingestão de 1,6 a 1,7g de PTN/kg/dia. Entretanto, a SBME alerta que o consumo excessivo de PTN não resulta no aumento de Massa Magra e força.
Vale ressaltar que as necessidades desse nutriente pode variar conforme o organismo de cada indivíduo. Portanto, antes de fazer uso de suplementação de Proteína ou de comer fontes desse nutriente em excesso, procure um Nutricionista.
O consumo elevado de proteína, seja ele por fontes alimentares ou pelo uso indiscriminado de suplementos alimentares pode resultar, a longo prazo, a problemas graves de saúde, dentre eles, a Insuficiência Renal Crônica, onde os rins não conseguem exercer sua função de filtração dos líquidos corporais, sendo necessário tratamento de hemodiálise.
Lembre-se: é fundamental a orientação de profissionais Nutricionistas especializados, para que se tenha a indicação adequada deste e de outros nutrientes importantes na prática de exercício físico.
Lembrando que atendo todos os dias na Academia Companhia do Exercício, em Criciúma, para alunos e não alunos. Venha conhecer nosso trabalho...
Rua Des. Pedro Silva, 540 - Comerciário. Criciúma.
3045-5300 / 9606-8243
Bibliografia (s) Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 2 – Mar/Abr, 2009. Kreider RB, Wilborn CD, Taylor L, Campbell B, Almada AL, Collins R, et al. ISSN exercise & sport nutrition review: research & recommendations. J Int Soc Sports Nutr. 2010;7:7. Lowery LM, Devia L. Dietary protein safety and resistance exercise: what do we really know? J Int Soc Sports Nutr. 2009;6:3. Oliveira PV, Baptista L, Moreira F, Lancha Junior AH. Correlação entre a suplementação de proteína e carboidrato e variáveis antropométricas e de força em indivíduos submetidos a um programa de treinamento com pesos. Rev Bras Med Esporte . 2006; 12(1):51-55. | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário